Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional Pediátrica
Na nossa clínica, a Terapia Ocupacional apoia bebés, crianças e adolescentes a desenvolverem competências essenciais para o dia a dia — desde vestir-se e alimentar-se, até escrever, brincar com os colegas e explorar o mundo com mais autonomia e confiança. Portanto, os focos da Terapia Ocupacional são fortalecer a coordenação motora, melhorar a regulação sensorial, aumentar a atenção e concentração, e promover a independência em tarefas do quotidiano.
A intervenção é baseada em evidência científica e fundamentada em dois grandes pilares:
- Integração Sensorial de Ayres: promove a forma como o cérebro organiza e responde aos estímulos sensoriais (visão, audição, tato, equilíbrio, movimento), favorecendo a regulação emocional, a atenção e o comportamento adaptativo.
- Intervenções Naturalistas do Desenvolvimento (NDBI): utilizam a motivação da criança e os contextos naturais do quotidiano (brincadeira, rotina familiar, atividades escolares) como oportunidades de aprendizagem, com o envolvimento ativo da família e da escola.
A Terapia Ocupacional é indicada para crianças com impasses no desenvolvimento, perturbações do espectro do autismo, dificuldades motoras ou sensoriais, desafios de atenção e aprendizagem, perturbações do comportamento, síndromes genéticas ou paralisia cerebral. Também é uma intervenção valiosa mesmo sem diagnóstico formal, sempre que o desenvolvimento está a acontecer de forma diferente ou mais difícil.
Mais do que desenvolver competências, a Terapia Ocupacional ajuda a criança a descobrir o prazer de ser mais autónoma, confiante e capaz de enfrentar os desafios do quotidiano, sempre com o apoio e envolvimento da família.