Infancia & Adolescência
O Espaço infância e Adolescência surgiu no Rio de Janeiro, Brasil, com o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e suas famílias durante o processo de desenvolvimento e no estabelecimento de relações sociais e emocionais saudáveis. Assim, numa parceria entre profissionais na área da Psicologia, as intervenções são escolhidas de acordo com o perfil de cada família e cada contexto, todas sustentadas por evidências científicas com a aplicação monitorada e os resultados discutidos em equipe/a ao longo de todo o processo.
Em 2018, expandimos nossas fronteiras e iniciamos nossas intervenções no Porto, em Portugal. Nessa nova jornada, aperfeiçoamos as características das intervenções de acordo com a cultura e as necessidades específicas deste país. Assim, com a ampla experiência na área da infância e adolescência, nossa equipa Portugal-Brasil partilha conhecimentos be como trocas culturais e profissionais com as práticas de ambos os países a fim de enriquecer ainda mais a qualidade dos atendimentos.
PATRICIA BARROS
A Patricia é psicóloga, doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisadora e pós-doutoranda na Universidade do Minho, em Portugal. Durante os anos dedicados à área de pesquisa/investigação desenvolveu programas para desenvolvimento da empatia e de competências sociais em crianças e adolescentes, denominado Programa iSocial.
Patricia atua também na área clínica, na avaliação e intervenção em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapias Comportamentais Naturalistas. É Diretora e Supervisora Clínica do Espaço Infância e Adolescência no Brasil e em Portugal. Faz parte da Equipa de Pediatria do Hospital CUF-Porto, em Portugal, onde atua na área de diagnóstico e intervenção precoces.
Nessa ampla jornada clínica e académica, Patricia aprimorou de forma consistente e frequente seu conhecimento. Na área do Autismo, certificou-se em Transtornos do Espectro Autista (Davis Mind Institute, University of California) e pelo Programa PEERS (University of California, Los Angeles) de treinamento em habilidades sociais.
É ainda certificada em Nível Avançado no modelo do ‘Early Start Denver Model’ (UC Mind Institute, California) para intervenção precoce e no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT (Stanford University), modelo de Intervenção Comportamental Naturalista e Desenvolvimentista.
Atuou ainda como coordenadora do Curso de Extensão em TCC com Crianças e Adolescentes na Santa Casa de Misericórdia-RJ, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e como membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas RJ.
Enfim, é a Dra. Patricia Barros a co-fundadora e a linha de ligação do IA no Brasil e em Portugal e quem, normalmente, faz os processos de avaliação e triagem iniciais em nossa clínica. É sempre disponível e simpática a atender as questões das famílias e a discutir com os profissionais os planos de intervenção mais adequados a cada caso.
CONCEIÇÃO FERNANDES
A Conceição é Psicóloga e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio, na área de Neuropsicologia Clínica e Autismo, onde desenvolveu um instrumento de avaliação para Teoria da Mente.
Atua como professora e supervisora do curso de especialização em Avaliação Neuropsicológica, ministrado pela PUC-Rio e coordena o Curso de Especialização ´Autismo: Intervenções em Múltiplos Contextos´, também pela PUC-Rio. Para além da coordenação, Conceição é professora nos campos da avaliação e da Terapia Cognitvo Comportamental no Autismo. Supervisiona os profissionais nas áreas da educação para o desenvolvimento de acomodações e adaptações para a aprendizagem e o comportamento.
Atua como coordenadora na clínica do Rio de Janeiro e é a responsável pelos processos de avaliação, supervisão e monitoramento dos casos de crianças e adolescentes. É co-fundadora do Espaço Infância e Adolescência no Brasil e atua como professora nas formações e capacitações da clínica.