Infancia & Adolescência

O Espaço infância e Adolescência surgiu em 2013, no Rio de Janeiro, Brasil, com o objetivo de dar forma a um trabalho já existente no campo da Terapia Cognitivo Comportamental e do Desenvolvimento de Habilidades Sociais. Assim, numa parceria de profissionais na área da Psicologia, as intervenções passaram a ser mais específicas, sendo os resultados monitorados e discutidos em equipe ao longo de todo o processo. Em 2018, expandimos nossas fronteiras para partilharmos conhecimento e iniciarmos nossas intervenções no Porto, Portugal.

A nossa Equipa

PATRICIA BARROS

Psicóloga / Coordenadora e Supervisora IA
OPP 022118 / CRP 05 31383

Psicóloga certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental (Federação Brasileira de Terapias Cognitivas). É mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo estudado e desenvolvido programas para desenvolvimento da empatia e de habilidades sociais em crianças e adolescentes, mesma temática do seu pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo. Atualmente, dá continuidade ao Programa iSocial para desenvolvimento de competências sociais, em seu pós-doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal.

Certificada em Transtornos do Espectro Autista (Davis Mind Institute, University of California) e pelo Programa PEERS (University of California, Los Angeles) de treinamento em habilidades sociais, coordena atualmente um grupo de estudos, investigação e supervisão para a implementação de intervenções em habilidades sociais no Brasil e em Portugal.

Certificada em Nível Avançado no modelo do ‘Early Start Denver Model’ (UC Mind Institute, California) para intervenção precoce em autismo e no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT – Level 1 (Stanford University), para Intervenções Comportamentais. Atuou como coordenadora do Curso de Extensão em TCC com Crianças e Adolescentes na Santa Casa de Misericórdia-RJ e como membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas RJ, bem como professora de diversas Instituições à nível de pós-graduação.

DANIELA ÁVILA

Psicóloga

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes (Santa Casa de Misericórdia – RJ) e Certificada N1 Pivotal Response Treatment (PRT) para intervenção em Autismo. Especialista em Terapia de Casais e Família (PUC-Rio), atua como psicoterapeuta na Orientação aos pais, bem como com crianças, adolescentes e adultos, individualmente e nos grupos de desenvolvimento de habilidades sociais.

ADRIANA TRINDADE

Psicóloga

Psicóloga com pós graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental  e especialização em TCC com Crianças e Adolescentes (InTCC).

Certificada no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT – Nível 1  e no Nível 1 no modelo do ‘Early Start Denver Model’ para intervenção precoce em autismo. Atua como terapeuta com crianças, adolescentes, adultos e na orientação de pais. Atua ainda como terapeuta nos grupos de desenvolvimento de habilidades sociais e coordena as Oficinas ‘iSocial’ na quais aplica as estratégias do Programa iSocial em contextos naturais com grupos de adolescentes e jovens adultos.

LUCAS GEMAL

Psicólogo

Psicólogo, atua em Terapia Cognitivo Comportamental, mestre em neurociências pelo Programa de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/PCM/UFRJ). Pesquisador no Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino no Laboratório de Processamento de Imagem (LPI/IDOR) e Laboratório de Neuroplasticidade (ICB/UFRJ). Desenvolvendo pesquisa em humanos com neuroimagem por ressonância magnética, nas linhas de  neurodesenvolvimento, conectividade cerebral e neuroplasticidade (in vivo), realizando analises funcionais e estruturais do cérebro.

FELIPE DUARTE

Pedagogo

Pedagogo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO) com Especialização em Filosofia (Universidade Gama Filho – UGF). Com formação em Teatro (Centro do Teatro do Oprimido – CTO) e certificado no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT – Level 1 para Intervenções Comportamentais. Atua como facilitador do Programa iSocial com crianças de 2 a 6 anos bem como no acompanhamento de crianças e jovens com necessidades educativas especiais promovendo experiências pedagógicas que auxiliem seus processos de comunicação, sociabilidade e aprendizagem.

THEREZA CORDEIRO

Neuropsicóloga

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), especialista em TCC com crianças e adolescentes e certificada (Nível 1) no ´Pivotal Response Treatment (PRT)´para intervenções comportamentos naturalistas no Espectro do Autismo. É também pós-graduada em Saúde Mental pelo IPUB (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e tem formação em Neuropsicologia Clínica pelo Hospital das Clínicas (Universidade de São Paulo). Atua com crianças e adolescentes especialmente nos processos de avaliação neuropsicológica, bem como  na avaliação e intervenção comportamental em contextos naturais (observações na casa, escola e locais da rotina da criança) e clínico.