Infancia & Adolescência

O Espaço infância e Adolescência surgiu no Rio de Janeiro, Brasil, com o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e suas famílias durante o processo de desenvolvimento e no estabelecimento de relações sociais e emocionais saudáveis. Assim, numa parceria entre profissionais na área da Psicologia, as intervenções são escolhidas de acordo com o perfil de cada família e cada contexto, todas sustentadas por evidências científicas com a aplicação monitorada e os resultados discutidos em equipe/a ao longo de todo o processo.

Em 2018, expandimos nossas fronteiras e iniciamos nossas intervenções no Porto, em Portugal. Nessa nova jornada, aperfeiçoamos as características das intervenções de acordo com a cultura e as necessidades específicas deste país. Assim, com a ampla experiência na área da infância e adolescência, nossa equipa Portugal-Brasil partilha conhecimentos be como trocas culturais e profissionais com as práticas de ambos os países a fim de enriquecer ainda mais a qualidade dos atendimentos.

Conheça nossa equipe/a…

A nossa Equipa

PATRICIA BARROS

Psicóloga / Diretora Clínica IA Brasil e Portugal
OPP 022118 / CRP 05 31383

A Patricia é psicóloga, doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisadora e pós-doutoranda na Universidade do Minho, em Portugal. Durante os anos dedicados à área de pesquisa/investigação desenvolveu programas para desenvolvimento da empatia e de competências sociais em crianças e adolescentes, denominado Programa iSocial.

Patricia atua também na área clínica, na avaliação e intervenção em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapias Comportamentais Naturalistas. É Diretora e Supervisora Clínica do Espaço Infância e Adolescência no Brasil e em Portugal. Faz parte da Equipa de Pediatria do Hospital CUF-Porto, em Portugal, onde atua na área de diagnóstico e intervenção precoces.

Nessa ampla jornada clínica e académica, Patricia aprimorou de forma consistente e frequente seu conhecimento. Na área do Autismo, certificou-se em Transtornos do Espectro Autista (Davis Mind Institute, University of California) e pelo Programa PEERS (University of California, Los Angeles) de treinamento em habilidades sociais.

É ainda certificada em Nível Avançado no modelo do ‘Early Start Denver Model’ (UC Mind Institute, California) para intervenção precoce e no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT  (Stanford University), modelo de Intervenção Comportamental Naturalista e Desenvolvimentista.

Atuou ainda como coordenadora do Curso de Extensão em TCC com Crianças e Adolescentes na Santa Casa de Misericórdia-RJ, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e como membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas RJ.

Enfim, é a Dra. Patricia Barros a co-fundadora e a linha de ligação do IA no Brasil e em Portugal e quem, normalmente, faz os processos de avaliação e triagem iniciais em nossa clínica. É sempre disponível e simpática a atender as questões das famílias e a discutir com os profissionais os planos de intervenção mais adequados a cada caso.

DANIELA ÁVILA

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes (Santa Casa de Misericórdia – RJ) e Certificada N1 Pivotal Response Treatment (PRT) para intervenção em Autismo. Especialista em Terapia de Casais e Família (PUC-Rio), atua como psicoterapeuta na Orientação aos pais, bem como com crianças, adolescentes e adultos, individualmente e nos grupos de desenvolvimento de habilidades sociais.

Daniela é co-fundadora do Espaço IA no Brasil e sua experiência na área clínica é vasta. Nas suas sessões não faltam empatia, energia positiva, bom humor e alto astral. Há quem diga que sua voz transmite paz. Suas risadas contagiantes aliadas à sua assertividade parecem fazer uma combinação perfeita na aplicação das nossas intervenções baseadas em evidências.

ADRIANA TRINDADE

A Adriana é psicóloga clínica, graduada pela PUC-Rio, possui especializações em Terapia Cognitiva Comportamental, sendo a mais recente com o foco na infância e adolescência. Ela vem atuando e aprofundando o seu trabalho com adolescentes e jovens adultos. A Adriana está sempre a aprimorar a sua prática clínica. Ela é certificada no PRT – “Pivotal Response Treatment”, Nível 1, bem como no Modelo Denver de Intervenção Precoce Nível 1,  e no Modelo TREC, especificamente na área de Habilidades Socioemocionais para crianças e adolescentes.

A Adriana se interessa pela área das competências sociais e aplica o nosso Programa iSocial com o foco direcionado aos jovens, individualmente e em grupos. A conexão e empatia com esta faixa etária é fundamental e o jeitinho alegre e descontraído da nossa psicóloga Adriana é o segredo para o vínculo e a aderência às intervenções. Seu trabalho com os grupos gerou frutos e deles nasceram as Oficinas iSocial que acontecem nos fins de semana, fora do consultório, ou seja, em ambientes naturais com o objetivo de gerar motivação e oportunidades para ampliar a prática social. Nas oficinas, são explorados temas que englobam a autonomia, percepção social, iniciar, manter e encerrar uma conversa em um encontro social, todos eles desenhados para os contextos dessa idade, a incluir até mesmo habilidades necessárias para os relacionamentos afetivos.

Na área da psicologia clínica, a Adriana realiza atendimentos individuais e em grupo, com foco não apenas da área social, mas também na área de ansiedade, humor, Autismo e desenvolvimento emocional. Sua forma de intervenção engloba também o Mindfulness, uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da regulação emocional. No processo clínico, a Adriana trabalha também com as famílias para que estejam atentas e orientadas no processo de ampliar os ganhos terapêuticos para além das 4 paredes do consultório.

LUCAS GEMAL

Lucas Gemal é psicólogo e Mestre pelo Instituto de Ciências Biomédica (ICB/UFRJ). No laboratório de neuroplasticidade (ICB) e no Instituto D’Or de pesquisa e ensino, realiza pesquisa em neurociências, neurodesenvolvimento e plasticidade cerebral. No seu doutorado, atuará dentro da ciência para educação, desenvolvendo ferramentas que auxiliará diretamente o desempenho de estudantes.

Lucas atua também como psicoterapeuta e se utiliza da abordagem cognitivo comportamental para tal. Ao longo de sua formação, atuou com crianças e adolescentes com Autismo em projetos na Santa Casa Misericórdia do Rio de Janeiro. É certificado no ‘Pivotal Response Treatment’ – PRT – Nível 1 para intervenção precoce em autismo e aplica o Programa iSocial com crianças e jovens para o desenvolvimento de Competências Sociais.

Possui experiência em avaliação neuropsicológica e realiza avaliações clínica e com ferramentas estruturadas em crianças, adolescente e idosos. Seu conhecimento na área da neuropsicologia e como pesquisador sustenta sua atuação na área clínica e a utilização de intervenções baseadas em evidências.

O Lucas tem ainda participações em projetos internacionais, tanto em congressos quanto em ações colaborativas. É afiliado ao International Research Consortium for the Corpus Collosum and Cerebral Connectivity (IRC5), no qual desenvolve uma parceria colaborativa em pesquisa. Foi uns dos selecionados para participar do evento Chelsea Clinton Leads ‘Day of Action’ Ahead of CGI Latin America do grupo Clinton Foundation. É membro da Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI Network).

Seu principal objetivo é manter-se atualizado no mundo, na clínica e na produção cientifica. Seus atendimentos contam com uma boa dose de empatia e humor. Busca pontos chaves para compreender as queixas de seus clientes e com isso, ser pontual na sua intervenção. No seu foco de atendimento estão adolescentes, jovem adultos e adultos.

CONCEIÇÃO FERNANDES

A Conceição é Psicóloga e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-Rio, na área de Neuropsicologia Clínica e Autismo, onde desenvolveu um instrumento de avaliação para Teoria da Mente. Atua como professora e supervisora do curso de especialização em Avaliação Neuropsicológica, ministrado pela PUC-Rio.

Na área clínica, atua tanto na avaliação quanto na intervenção de crianças e adolescentes e tem como base a Terapia Cognitivo Comportamental e a reabilitação neuropsicológica. É co-fundadora do Espaço Infância e Adolescência no Brasil e atua como supervisora clínica e professora nas formações como o Projeto Trainee iAutismo.

THEREZA CORDEIRO

A Thereza é Psicóloga e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Neurologia  do Hospital das Clinicas – USP bem como em Saúde Mental pelo IPUB, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seu interesse por psicologia do Desenvolvimento e Neuropsicologia ganhou forma ao longo de sua formação clínica que iniciou-se com a Terapia Cognitivo Comportamental, com a qual atua unindo suas grandes paixões, Psicologia da Infância, Neuropsicologia e psicoterapia. A Thereza atende crianças de todas as idades, entretanto, o que mais ama e diverte-se ao trabalhar é o atendimento aos pequenos/miúdos, especialmente na intervenção precoce. Para tal, utiliza como base os modelos naturalistas como o ‘Pivotal Response Treatment’ (PRT) e o ‘Early Start Denver Model’ (ESDM).

Na equipe/a do Espaço Infância e Adolescência é a principal responsável pela avaliação inicial, seja ela psicológica, comportamental ou neuropsicológica. É ela quem desvenda muitos dos diagnósticos e encaminha aos profissionais mais especializados para cada caso. Atua também, portanto, em muitos desses casos na área clínica, em especial com crianças até os 7 anos, sempre a incluir suas famílias na orientação e generalização das intervenções.