Parentalidade consciente
Não, filhos não trazem consigo manual. O trabalho de orientação aos pais e responsáveis tem como objetivo aliar os conhecimentos da psicologia e das neurociências às práticas cotidianas das famílias a fim de promover em máxima eficiência o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Um momento de troca, acolhimento e muitas estratégias voltadas para a mudança comportamental e a regulação emocional de toda a família.
Estratégias de comunicação entre pais, filhos e casais, a psicoeducação e a regulação emocional são alvos fundamentais das sessões de orientação aos pais. As técnicas comportamentais auxiliam na aplicação prática de novos padrões no sistema familiar e favorecem ciclos mais funcionais de convivência.
Muitas são as estratégias, técnicas e fundamentos aplicados nas sessões de orientações voltadas aos pais. Entretanto, o que marca a grande diferença neste trabalho é forma como as mesmas serão aplicadas. Aqui o papel do terapeuta é decifrar a dinâmica de cada criança e sua respetiva família a fim de garantir a real eficácia das intervenções.
Algumas referências de leitura podem ajudar a entender melhor como a mudança de comportamento dos pais impacta nos padrões disfuncionais de crianças, adolescentes e mesmo de adultos. Fica a nossa sugestão de alguns livros nas imagens que seguem. Entre em contacto através do nosso e-mail para partilharem connosco suas questões: ia@infanciaeadolescencia.com
A cada encontro são abordadas diversas temáticas atuais e necessárias para a convivência e principalmente para o estabelecimento de vínculos e relações de amizade e do campo afetivo:
Identificar grupo de amigos e estratégias para entrar em grupos com interesses em comum,
Percepção de quando está sendo aceito no grupo, comportamentos funcionais e disfuncionais para cada tipo de grupo e tipos de vínculos sociais;
Iniciar e manter atividades e conversas ao vivo e em redes sociais/comunicação eletrônica;
Encerrar conversas e mudar de assunto;
Lidar com negociações, críticas e competições;
Estratégias para evitar e lidar com situações de bullying;
Organizar e fazer parte de encontros sociais em locais públicos e em casa.
Intervenções para pais
As famílias são incluídas neste processo uma vez que são parceiras para a aplicação prática dos comportamentos nos ambientes do dia a dia da criança, adolescente ou adulto.
Para saber mais sobre o processo de avaliação e intervenção no program iSocial, entre em contacto pelo email ia@infanciaeadolescencia.com ou pelos nossos telefones.