Não, filhos não trazem consigo manual. O trabalho de orientação aos pais e responsáveis tem como objetivo aliar os conhecimentos da psicologia e das neurociências às práticas cotidianas das famílias a fim de promover em máxima eficiência o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Um momento de troca, acolhimento e muitas estratégias voltadas para a mudança comportamental e a regulação emocional de toda a família.
Estratégias de comunicação entre pais, filhos e casais, a psicoeducação e a regulação emocional são alvos fundamentais das sessões de orientação aos pais. As técnicas comportamentais auxiliam na aplicação prática de novos padrões no sistema familiar e favorecem ciclos mais funcionais de convivência.
Muitas são as estratégias, técnicas e fundamentos aplicados nas sessões de orientações voltadas aos pais. Entretanto, o que marca a grande diferença neste trabalho é forma como as mesmas serão aplicadas. Aqui o papel do terapeuta é decifrar a dinâmica de cada criança e sua respetiva família a fim de garantir a real eficácia das intervenções.
Algumas referências de leitura podem ajudar a entender melhor como a mudança de comportamento dos pais impacta nos padrões disfuncionais de crianças, adolescentes e mesmo de adultos. Fica a nossa sugestão de alguns livros nas imagens que seguem. Entre em contacto através do nosso e-mail para partilharem connosco suas questões: ia@infanciaeadolescencia.com